A Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) optou por não estabelecer novas medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus. As prefeituras da região se reuniram na última sexta-feira para definir as medidas após o alerta emitido pelo governo do Estado na última quarta-feira no âmbito do Sistema de Monitoramento 3 As. Dessa forma, não serão adotadas medidas além das já definidas pelo governo do Estado e segue valendo o mesmo plano de ação para a região.
Santa Maria e mais 11 regiões do Estado estão em alerta para transmissão da Covid-19
O plano prevê, entre outros pontos, a continuidade da vacinação contra a Covid-19 e da testagem, atendimento ambulatorial e médicos para pacientes com coronavírus, divulgação de materiais educativos sobre a pandemia e fiscalização. O plano não determina restrições a atividades comerciais ou eventos, por exemplo. O plano de ação da Região Central está disponível aqui.
- Avaliamos a situação a partir das internações hospitalares por Covid-19. Sabemos que há aumento de casos positivos para o coronavírus, mas, felizmente, as internações não aumentaram na mesma velocidade. Isso prova que as vacinas funcionam e reduzem os sintomas para leves em caso de infecção. Sendo assim, reforçamos a necessidade de seguir com os protocolos de segurança sanitária, como uso do álcool em gel 70%, máscara de proteção facial bem colocadas e o distanciamento social - disse o secretário de Licenciamento e Desburocratização de Santa Maria, Ewerton Falk, que participou das reuniões.
Também foi definido que cada cidade poderá definir novas normativas próprias, desde que não entrem em conflito com as diretrizes do Estado. E, antes da homologação dos decretos, as gestões devem informar a AM-Centro para que todos os municípios tenham conhecimento das diretrizes definidas por cada cidade da região.
Surto de Covid-19 no Lar das Vovozinhas já registra 42 casos confirmados
Conforme dados do governo do Estado, o número de casos confirmados de Covid-19 na região aumentou 50,2%. Ao todo, foram registrados 3.825 casos da doença na última semana. Neste sábado, a região tem ocupação de leitos de UTI em 46%. Dos 74 pacientes internados, 12 testaram positivo para a Covid-19 e quatro são considerados casos suspeitos. A ocupação de leitos clínicos voltados para a Covid-19 é de 23,7%. Há 14 dias, o mesmo índice era de 6,7%.
*com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria